É sempre bom se preparar ou andar com aquela mini bolsa de ferramentas. Porém, alguns pecam pelo excesso de cuidados, ao fazer uma pequena viagem levam até a sogra pendurada na moto "caso algo dê errado" enquanto outros a vida biker é pegar a motoca, um canivete encher o tanque e se jogar na estrada ou na rua.
Já me preparei para viagens usando esses manuais online e não soube mapear de fato para onde eu ia e o que precisava levar com clareza, resultado, levei coisas que apenas foram peso extra na viagem, não ia para o Peru, apenas na borda do Estado do Rio de Janeiro. O grande prêmio foi voltar debaixo de uma puta chuva cheio de carga, fora as bugigangas compradas por lá. Por outro lado já saí achando que era o Easy Rider da vida e tive que empurrar a moto pesada por quilômetros até achar ajuda.
Como sempre, qualquer pessoa vai recomendar o caminho do meio, sem excessos, mas não saia sem nada.
Então, nem pego estrada ultimamente, só pela cidade mesmo, nem preciso pensar nessas coisas. Ledo engano meu jovem gafanhoto! A diferença entre perder horas do dia parado e uma pequena porção de bugigangas úteis que podem te ajudar a resolver rápido um problema.
Minha moto apresentou um pequeno ressecamento no "T" da mangueira de combustível em plena Anhaia Melo, uma rachadura mínima, domingo, 11 horas da noite após encher o tanque. Uma pequena mas incessante bica de gasolina jorrava da motoca, solução? Alicate, capa de chuva velha e um durex emprestado do posto, rodei meus 30km até em casa, seguro e tranquilo. Aquele belo improviso para salvar.
Imagem: David Mann
A questão central aqui do artigo é o que devemos ou não carregar na nossa moto, visto que, diferente do carro, não temos muito espaço para levar "coisas", úteis ou não e nem todos tem ou gostam de alforges.
Não estou aqui para oferecer um manual do que devemos carregar em uma viagem ou como se preparar, no site Viagem de Moto, você encontra isso. Para quem anda de moto há algum tempo, já tem idéia do quê e quando carregar algumas coisas básicas, assim como eu, até correr o risco de às vezes levar pouca coisa ou quase nada.
O importante aqui é para que você tenha uma reflexão do que deve carregar em sua moto e o grau de utilidade disso, fazemos as coisas no modo automático, não é sempre que se tem pessoas que podem te resgatar, perto ou longe. Passar "veneno" de moto, quase todos que tem uma já passaram ou ainda vão passar e o cartão de um guincho em sua carteira é sempre bem vindo.
É sempre bom refletir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário